sexta-feira, 3 de setembro de 2010

" A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX "




BONILLA, Maria Helena Silveira. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca (Org). Tecnologia & novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 71-81.

Bonilla em seu texto aborda as constantes transformações que ocorrem de forma rápida e que afetam a todos. Essas transformações não são apenas nas organizações sociais e nas relações entre os indivíduos, mas também são mudanças tecnológicas e científicas. Tais mudanças afetam também o ambiente escolar e este além de ser influenciado, pode também influenciar, pois os sistemas são interligados. A autora, de forma objetiva, descreve que a escola da atualidade ainda reproduz e transmite um modelo fechado, levando seus alunos a terem uma " identidade hegemônica", como a própria autora denomina. Outro ponto assinalado por Bonilla, é a visão que se tem da aprendizagem na escola da atualidade. Visão esta que vê a aprendizagem como um processo individual, pertencente a cada aluno e que depende somente do seu esforço. Ao final, a autora comenta sobre a necessidade de transformação que precisa ser realizada na sala de aula. Além dissso, Bonilla aborda a nessecidade da tecnologia ser vista não apenas como uma ferramenta ou um simples instrumento, mas sim como possibilidade de re-invenção, pesquisa, criação, cultura.

3 comentários:

  1. Concordo com Bonilla a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas um meio de facilitar a aprendizagem.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. sua resenha está muito interessante concordo com vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é importante que a tecnologia não seja vista apenas como uma ferramenta, um instrumento. E sim, como um meio que induz à criatividade... re-inventar, criar, contruir conhecimento, produzir cultura. A escola precisa rever suas concepções e utilizar a tecnologia como uma nova possibilidade de educar!

    0:-)

    ResponderExcluir