quinta-feira, 16 de setembro de 2010

" Cibercultura "



      Atualmente não pode-se negar a importância que a internet tem na vida da sociedade, pois esta proporciona uma comunicação rápida, por isso cada vez mais ganha adeptos. Através do seu livro intitulado "Cibercultura" , Pierre Lévy fala sobre esse movimento tanto social quanto cultural.
     De modo bem objetivo, Pierre Lévy, faz um passeio pela história e cita como exemplo o processo de desenvolvimento do veículo automotivo além de mostrar o exemplo do sistema de correio, em que o autor comenta sua passagem de um instrumento de comunicação pelo qual o governo central mandava ordens e recebia notícias de todos os lugares do reino, no século XV, em alguns estados europeus. O filósofo segue seu texto comentando sobre uma relevante transformação que acanteceu na década de 70: os computadores ganharam preços assecíveis às pessoas. No final da década de 80, através de um movimento realizado por jovens, o crescimento da comunicação com alicerce na informática emergiu. Com isso surgiu o "ciberespaço", que é um espaço onde pessoas inventam coletivamente, onde há interação e o compartilhamento. É importante ressaltar que esse espaço não é constituído apenas pela internet, mas também por redes independentes de universidades, empresas, além de bibliotecas, televisão e outros. Qualquer pessoa pode participar do ciberespaço.
      O autor também comenta os três princípios que guiam o início do crescimento do ciberespaço, são eles: interconexão, criação de comunidades virtuais e inteligência coletiva.
     Neste texto, Pierre Lévy levanta  questões quanto a substituição do mundo real pelo virtual, em que ele comenta que o ciberespaço é um complemento, mas que não substitui os momentos presenciais.
     Por fim, o autor comenta a invenção da equipe CERN: o World Wide Web. Este se propagou, de forma rápida, entre os adeptos. Ele ressalta ainda que este não está parado no tempo, constantemente transforma-se. E finalizando Pierre Lévy diz que o ciberespaço será em algum tempo o principal equipamento internacional coletio de comunicação, pensamento e memória.


REFERÊNCIA:
LÉVY, Pierre. O movimento social da cibercultura / A nova relação com o saber. In: Cibercultura. São Paulo: editora 34, 2000, cap.VII, p. 123-133 e cap. X, p. 157-167.

Nenhum comentário:

Postar um comentário