quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A integração das TICs em sala de aula

    Hoje li uma entrevista de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, falando sobre a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação ( TICs) na sala de aula, achei muito interessante e, por isso, resolvi compartilhar com vocês um pouco sobre o assunto.
    A princípio refleti o quanto é importante associar a tecnologia a escola, mas logo percebi, com a leitura, que não basta, apenas, investir em tecnologia, mas também é nescessário preparar os professores para que estes aproveitem esses novos recursos da melhor maneira possível.
    Uma pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita indicou que 72% das pessoas que foram entrevistadas não sentem segurança ao usar os computadores na escola. Com essa estatística fica claro que grande parte dos professores ainda não estão tendo uma formação tecnológica adequada durante sua graduação. "[...] a formação inicial não está dando conta disso." diz a especialista na utilização das novas tecnologias em Educação, Maria Elizabeth.
    Sem dúvida alguma, a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, mas no ambiente escolar ainda não alcançou o devido espaço. É preciso que as TICs sejam integradas a este meio. É preciso investimento, sem deixar de lado o conteúdo e também uma preparação dos professores que virão a utilizá-las em sala de aula.

E vocês, o que acham sobre a integração das TICs em sala de aula?????

Tchau!

REFERÊNCIA :

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. Nova Escola, n. 233, p. 48-52, junho/julho. 2010.

4 comentários:

  1. parabéns! achei muito interessante esse texto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eleonae, gostei muitooo de seu blogger, principalmente dos textos.
    minhas sinceras congratulações.
    P.s: Que plano de fundo é esse? Gostei muitooo =~]

    ResponderExcluir
  3. Integrar as TICs à prática escolar com certeza só irá proporcionar um aprendizado super - prazeroso para os educandos. Mas infelizmente nos deparamos com uma triste realidade nas escolas principalmente as públicas:docentes despreparados para dominar essas novas ferramentas de trabalho.

    ResponderExcluir